quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Ajustes

Será interessante que os primeiros ajustes sejam feitos com uma bobina para a faixa de FM, onde existem mais estações operando com maior potência, verificando-se assim o funcionamento do circuito com mais facilidade e adquirindo-se prática no manuseio dos ajustes. Somente depois disso é que recomendo ao leitor que tente usar a bobina para outras faixas de comunicações (VHF). Observa-se que no caso da faixa de aviação, as comunicações são de curta duração, o que pode exigir um pouco de paciência até que sejam localizadas. Assim, é comum que uma aeronave chame a torre de controle em um comunicado com duração de apenas alguns segundos, sendo atendida em alguns segundos também, mas depois pode demorar muitos minutos até que um novo comunicado ocorra. Depois de ajustado, procure um local livre de interferências, preferivelmente alto, em que os sinais de VHF possam atingir a antena sem encontrar obstáculos. Existem locais em sua casa em que a recepção será melhor, é preciso localizá-los. Dependendo da sua localização você pode, ás vezes, sintonizar uma estação, mas não a que responde. É o caso de aviões e torre de controle quando a escuta do avião é possível, mas não a da torre por sua localização. Para os sinais de VHF muito fortes, quando um avião passa sobre sua casa e ativa o seu sistema de comunicações, pode ocorrer um fenômeno de saturação de sinal e distorção de áudio que é perfeitamente normal, podendo ser compensado com o recolhimento da antena para melhorar o rendimento. É aconselhável que o leitor marque a posição do Trimmer  nas freqüências que sejam mais interessantes para a sua escuta.

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