Será interessante que os primeiros ajustes sejam feitos com
uma bobina para a faixa de FM, onde existem mais estações operando com maior
potência, verificando-se assim o funcionamento do circuito com mais facilidade e
adquirindo-se prática no manuseio dos ajustes. Somente depois disso é que
recomendo ao leitor que tente usar a bobina para outras faixas de comunicações (VHF). Observa-se que no caso da faixa de aviação, as comunicações
são de curta duração, o que pode exigir um pouco de paciência até que sejam
localizadas. Assim, é comum que uma aeronave chame a torre de controle em um
comunicado com duração de apenas alguns segundos, sendo atendida em alguns
segundos também, mas depois pode demorar muitos minutos até que um novo
comunicado ocorra. Depois de ajustado, procure um local livre de interferências,
preferivelmente alto, em que os sinais de VHF possam atingir a antena sem
encontrar obstáculos. Existem locais em sua casa em que a recepção será melhor,
é preciso localizá-los. Dependendo da sua localização você pode, ás vezes,
sintonizar uma estação, mas não a que responde. É o caso de aviões e torre de
controle quando a escuta do avião é possível, mas não a da torre por sua
localização. Para os sinais de VHF muito fortes, quando um avião passa sobre sua
casa e ativa o seu sistema de comunicações, pode ocorrer um fenômeno de
saturação de sinal e distorção de áudio que é perfeitamente normal, podendo ser
compensado com o recolhimento da antena para melhorar o rendimento. É
aconselhável que o leitor marque a posição do Trimmer
nas freqüências que sejam mais
interessantes para a sua escuta.
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